sábado, 22 de maio de 2010

ATIVIDADE 4.7

Conceitos de Currículo e TIC

Após inúmeras leituras sobre o assunto, pode-se entender que o currículo é o conjunto de saberes produzido na escola.
Atualmente, com a explosão tecnológica em nosso cotidiano, é notório que o conceito de currículo esteja obsoleto, porque o aluno do século XXI está em busca de novas formas de aprendizado, que outrora se encontrava somente em um ambiente escolar.
E mediante a isto, os educadores estão diante do desafio de inserir as novas tecnologias ao currículo, sendo que o objetivo principal dessa integração, é a transformação no processo de ensino-aprendizagem, visando, assim, uma nova forma do professor ensinar e do aluno aprender.
Acredito que o uso das novas tecnologias quando agregadas aos projetos curriculares, contribuirão para uma transformação no aprendizado, não só educacional como comportamental. Para que isso ocorra, o educador deverá ter conhecimento e consciência do que irá ensinar e para quem ensinar.
A aprendizagem deve partir daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas às suas dúvidas, uma vez que, essas respostas poderão abranger diferentes séries e disciplinas, enriquecendo, assim, a grade curricular de conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário