sábado, 22 de maio de 2010

ATIVIDADE 3.9

MULHERES DE RAÇA
Dia Internacional da Mulher
(Projeto)


Autores: Valdiana M. Andrade e Amélia Borges de Jesus
Co-autor: Liramene R. Pinheiro
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final (9º ano).
Componentes Curriculares: Tema:
História Cidadania e Cultura Contemporânea
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Oral e Escrita
Artes Arte e Imagens
Dados da Aula
Objetivo das Atividades: Despertar nos alunos o interesse pela busca de novos conhecimentos, de novas formas de pesquisa e, principalmente, promover a interação entre o homem e os diversos tipos de linguagens, inclusive a digital.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código da leitura e escrita.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, vídeos, som e fotografias.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Na aula de História, sugerir aos alunos que se organizem em grupos de quatro elementos e façam uma pesquisa na internet sobre a origem do dia da mulher e também sobre a Lei Maria da Penha, no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher

2º Momento:

Passar alguns vídeos que retratam a origem do “Dia Internacional da Mulher”:

http://www.youtube.com/watch?v=-BuOPiTH-0U&feature=related .

3º Momento:
Discutir e refletir sobre o que eles pesquisaram e assistiram. É importante salientar os seguintes aspectos durante a discussão:
• O papel da mulher no decorrer da história e sua emancipação tanto no âmbito social quanto econômico e político.
• Enumerar algumas conquistas feministas.
• Analisar a violência contra a mulher e suas consequências.
4ª Momento:
Pedir para que façam uma dissertação sobre o tema “Mulheres de raça”.
5º Momento:
Na aula de Língua Portuguesa, dar continuidade ao trabalho, utilizando um olhar poético:
• Iniciar falando sobre as mulheres, que se destacam na literatura, citar alguns nomes e depois sugerir aos alunos que pesquisem a biografia da poetisa goiana Cora Coralina, que apesar de todos os percalços que a vida lhe proporcionou, foi uma mulher que soube vencer todas as barreiras impostas pela sociedade, tornando-se um exemplo de mulher do século XX.
• Promover um sarau para os alunos recitarem alguns poemas de Cora Coralina.
• Produzir um poema, utilizando as seguintes palavras: incansável, amável, lutadora, protetora, prudente, consciente, impulsiva, intuitiva, fortaleza e beleza (Estas palavras podem ser substituídas por outras.). Os poemas deverão ser lidos no encerramento do projeto.
6º Momento:
Dando sequência às atividades, na aula de Língua Inglesa, trabalhar de forma interativa e lúdica a música Woman de John Lennon, com o objetivo de melhorar a pronúncia e ampliar o vocabulário em inglês.
1º- Entregar uma cópia da música “Woman” para cada aluno, sendo que as partes da canção deverão estar fora de ordem;
2º - O professor fará uma leitura oral do texto com os alunos;
3º - Depois, os alunos ouvirão a música mais ou menos três vezes, em seguida tentarão colocá-la na sequência correta, concluída a atividade, eles cantarão a música;
4º - Para finalizar, assistirão ao vídeo da música com a respectiva tradução, no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=KqsHc5ssOTY
Para concluir as atividades do projeto, em sala de aula, a professora de Artes deverá orientar e auxiliar os alunos na confecção de cartazes, tendo como metodologia, a técnica da colagem.
O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a criar sua própria arte, utilizando como material para o trabalho, fotografias de mulheres que representam as diferentes etnias ou segmentos sociais presentes em nosso país. Após a conclusão da atividade, os cartazes deverão ser expostos nas galerias da escola, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho de cada grupo.
Culminância do Projeto: Cada grupo ficará encarregado de convidar algumas profissionais e/ou personalidades femininas da cidade, para participarem do encerramento do projeto, que deverá ser realizado no dia 08 de março, dia internacional da mulher.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário