Portifólio

PORTFÓLIO DO CURSO
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC


Neste Portfólio, apresento as atividades realizadas durante o curso “Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC” e também as minhas reflexões sobre cada tarefa postada no ambiente do curso.


UNIDADE I
Tecnologia na sociedade, na vida e na escola.

ATIVIDADE 01 – Quem Sou.
“Quem Sou” foi a primeira tarefa que realizei neste curso, ela retrata um pouco de como sou.

ATIVIDADE 02 – REGISTRANDO A PRÓPRIA REFLEXÃO.
Registrando a própria reflexão, nesta atividade, relatei sobre o avanço das novas tecnologias no mundo de hoje e a importância da capacitação digital dos professores para que enfrentem com êxito essas turbulências de informações.

ATIVIDADE 03 – REFLEXÃO SOBRE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA.
Nesta atividade, assisti ao vídeo do Prof. Dr. Ladislau Dowbor, que aborda o tema Educação e Tecnologia, este foi um momento que tive a oportunidade de expor o que entendi sobre a entrevista, pude ver o que os meus colegas de curso registraram sobre o assunto e também tive a oportunidade de interagir com as idéias deles no fórum.

ATIVIDADE 04 – TECNOLOGIA NA MINHA ESCOLA.
Nesta atividade, fiz um levantamento das tecnologias disponíveis na escola em que trabalho, registrei apenas as mais utilizadas pela comunidade escolar, estas informações foram organizadas e apresentadas em forma de slides; utilizei dois slides para apresentação.

ATIVIDADE 05 – CONHECENDO UMA EXPERIÊNCIA.
Adorei fazer esta atividade, pois tive a oportunidade de conhecer e navegar no site “Portal do Professor”. Durante a viagem pelo o site, escolhi uma experiência de aula relacionada com a minha área de atuação. Fiz questão de destacar os recursos pedagógicos mais relevantes do ponto de vista da aprendizagem do aluno e também que possa servir como referência para a minha prática futura.

ATIVIDADE 06 – OLHANDO PARA UMA PRÁTICA DO PROFESSOR COM USO DA TECNOLOGIA.
Para realizar esta atividade, assisti ao vídeo “Ensinar com as tecnologias e mídias digitais” disponível no conteúdo da primeira unidade. Ao assisti-lo, pude perceber a importância das novas tecnologias em um ambiente de ensino-aprendizagem.

ATIVIDADE 07 – PESQUISANDO SOBRE O TRABALHO POR PROJETO.
Nesta atividade, utilizei um projeto elaborado por mim, tendo como principal objetivo, usar as novas tecnologias como uma ferramenta para despertar o interesse dos alunos para a disciplina de Língua Inglesa.

ATIVIDADE 08 – DIVULGANDO A PESQUISA.
A atividade “Divulgando a pesquisa”, foi muito interessante, porque eu aprendi como se faz uma apresentação sobre vídeos, através dela, tive a oportunidade de organizar a apresentação do resultado e da analise da pesquisa feita por mim, utilizando os recursos oferecidos pelo PowerPoint, acreditou que foi uma tarefa muito prazerosa de realizar.

UNIDADE II
Internet, hipertexto e hipermídia.

ATIVIDADE 2.1 – NAVEGAÇÃO EM HIPERTEXTO.
Nesta atividade, tive a oportunidade de navegar por diferentes sites através de um olhar observador, no qual pude perceber como é fácil ter acesso a um determinado assunto em vários sites.

ATIVIDADE 2.2 – O QUE É HIPERTEXTO?
Após navegar pelas páginas da Wikipédia para conhecer o que é hipertexto, comecei a escrever um texto com mais de 250 palavras, no editor de texto, relatando as minhas impressões sobre a experiência de navegação.

ATIVIDADE 2.2B – O QUE É HIPERTEXTO?
Nesta atividade, mediante as leituras feitas, tive a oportunidade de elaborar um texto curto falando sobre o assunto “hipertexto”. Neste texto, tentei elaborar um conceito sobre o que um hipertexto; utilizei como recurso, colagens de trechos lidos, juntamente com o endereço das páginas em forma de links.

ATIVIDADE 2.3 – CONHECENDO E COMENTANDO O TRABALHO DOS COLEGAS.
Nesta atividade, acessei a biblioteca, material do aluno, lista de acervo e selecionei o tema “O que é hipertexto” e escolhi alguns trabalhos que achei interessante e fiz o comentário sobre cada um no fórum.

ATIVIDADE 2.4 – CRIANDO UM PORTFÓLIO EM HIPERTEXTO.
Aqui, eu comecei a elaborar o meu portfólio, uma página em que irei registrar todas as minhas atividades ao longo do curso.

ATIVIDADE 2.5 – PLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET.
Nesta atividade, eu trabalhei em grupo. Nós planejamos uma atividade para ser desenvolvida com os nossos alunos, utilizando como ferramenta de trabalho, as novas tecnologias, em especial, a internet.

ATIVIDADE 2.6 – EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA.
Nós executamos atividade planejada com os nossos alunos, também fizemos o acompanhamento e relatamos todo o processo de desenvolvimento e conclusão da mesma.

ATIVIDADE 2.7 – O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.
Nesta atividade, eu e meu grupo tivemos a oportunidade de registrar todo o processo de realização das atividades, começando pelo o objetivo principal do projeto, suas características, desenvolvimento, recursos obtidos e conclusão.

ATIVIDADES: 2.9-A e B – VAGANDO PELA WIKIPÉDIA E WIKICIONÁRIO.
Nestas atividades, eu tive a oportunidade de navegar e conhecer um novo recurso que a internet nos oferece. Fiquei encantada com o wikicionário, pois até então, não havia navegado por ele e, acredito que este recurso, juntamente com a wikipédia serão muito importantes para o meu trabalho como educadora.

UNIDADE III
Prática pedagógica e mídias digitais.

ATIVIDADE 3.1 – “SALTOS NO TEMPO” DO BLOCO DO PASSO.
Na atividade 3.1, tive a oportunidade de assistir aos vídeos: a entrevista com o professor Lucas Ciavatta e “Saltos no tempo” do Bloco do passo, achei muito interessante este trabalho e, principalmente, analogia feita entre os movimentos realizados pelos participantes do Bloco do Passo com o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem.

ATIVIDADES 3.2 e 3.3 – NAVEGANDO POR VÍDEOS E OUTRAS MÍDIAS.
Nesta atividade, eu tive a oportunidade de conhecer novos recursos que as TICs nos oferecem e também alguns sites que, certamente, serão muito importantes para o meu planejamento diário.

ATIVIDADE 3.4 - COMPARTILHANDO DESCOBERTAS.
Nesta atividade, eu, juntamente com a minha colega de curso Amélia, tivemos a oportunidade de navegarmos por vários sites, foi uma descoberta maravilhosa.

ATIVIDADE 3.5 – APRESENTAÇÃO HIPERTEXTUAL.
Esta atividade teve como objetivo principal, o esboço inicial, no PowerPoint, de uma atividade com as mídias digitais.

ATIVIDADE 3.6 – PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MÍDIAS DIGITAIS.
Nesta atividade, tive a oportunidade de elabora uma atividade interdisciplinar, utilizando como recurso pedagógico as mídias digitais. Foi muito interessante trabalhar em grupo com as minhas colegas e também poder acrescentar às minhas aulas, atividades que, certamente, iriam motivar os alunos na realização do trabalho.

ATIVIDADE 3.7 – EXECUÇÃO DE ATIVIDADE E RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Nesta atividade, eu registrei as etapas da atividade proposta pelo curso e também as minhas reflexões com relação ao desempenho dos alunos durante todo o desenvolvimento do trabalho.

ATIVIDADE 3.8 – CRIAR UM PRODUTO HIPERMÍDIA.
Na atividade 3.8, utilizei como recurso o editor de apresentação PowerPoint para registrar as etapas de realização e, principalmente, o encerramento do projeto referente à atividade 3.6. Na atividade 3.9, tive a oportunidade de melhorar o meu planejamento.

UNIDADE IV
Currículo, projetos e tecnologia.

ATIVIDADE 4.1 - PENSANDO SOBRE AS POSSÍVEIS MUDANÇAS.
Esta atividade está registrada no Diário de Bordo e no Fórum “Possíveis mudanças que podem ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem”.

ATIVIDADES 4.2 – COMPARTILHANDO POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.
Esta atividade está registrada no Fórum “Possibilidades de contribuições das tecnologias”.

ATIVIDADES 4.3/4.4 – REFLETINDO SOBRE EXPERIÊNCIAS COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

ATIVIDADE 4.5 – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.
Nesta atividade, tive a oportunidade de elaborar mais uma atividade, utilizando como recurso pedagógico as mídias digitais.

ATIVIDADE 4.6.1 – RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA.
Esta atividade está registrada no Fórum “Relato de projetos de trabalho”.

ATIVIDADE 4.6.2 – REGISTROS DAS EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA.
Esta atividade está registrada no Fórum “Currículo desenvolvido na ação”.

ATIVIDADE 4.6.3 – REELABORAR PLANO DE AULA.
Nesta atividade, tive a oportunidade de discutir e trocar experiências com a minha colega de curso, Amélia. E a partir de nossas discussões e reflexões, pudemos enriquecer mais o meu planejamento.

ATIVIDADE 4.6.4 – PLANOS DE AULA REELABORADO.
Após reelaborar o plano de aula “Christmas Cards”, postei no ambiente do curso “Biblioteca”.

ATIVIDADE EXTRA – POSTAR NO PORTAL DO PROFESSOR UMA AULA PLANEJADA.
Esta atividade foi elaborada por mim e reelaborada (em grupo) com o auxílio de minha colega, Amélia. Em seguida, postada no portal do professor.

ATIVIDADE 4.7 – CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.
Esta atividade está disponível em meu blog.

ATIVIDADE 4.8 – COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS SOBRE CURRÍCULO, PROJETOS E TECNOLOGIAS/ANÁLISE E DEBATE NO ESPAÇO DE INTERAÇÃO E COLABORAÇÃO DO PORTAL DO PROFESSOR.
Esta foi uma atividade totalmente opcional.


ATIVIDADE 4.9 – ATUALIZE SEU PORTFÓLIO.

Nesta atividade, tive a oportunidade de organizar o meu portfólio para postá-lo no meu blog pessoal.


Na unidade IV, tive a oportunidade de sistematizar tudo o que eu vi e aprendi durante o decorrer do curso. E neste aprendizado, pude perceber que, em decorrência de tantas informações que recebemos no nosso dia-a-dia, é de suma importância, que o educador repense o seu planejamento e integre os novos recursos tecnológicos disponíveis em sua escola à sua prática pedagógica, uma vez que, o aluno de hoje gosta de aventuras, de novas descobertas. Segundo Pedro Demo:

Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na Internet, escreve porque quer interagir com o mundo.

Pode-se concluir que este curso proporcionou-me uma aventura maravilhosa, ora árdua, ora instigante, mas que valeu a pena. Acredito que, como educadora, estou mais preparada para enfrentar a nova proposta educacional do século XXI.