sábado, 22 de maio de 2010
Curso 100h - eproinfo
Olá amigos, durante este curso, realizei várias atividades que foram importantíssimas para mim como educadora e cidadã da era digital. Estou muito feliz em compartilhar com vocês algumas delas; para mim as mais especiais. Espero que vocês gostem, bjs.
ATIVIDADE 4.7
Conceitos de Currículo e TIC
Após inúmeras leituras sobre o assunto, pode-se entender que o currículo é o conjunto de saberes produzido na escola.
Atualmente, com a explosão tecnológica em nosso cotidiano, é notório que o conceito de currículo esteja obsoleto, porque o aluno do século XXI está em busca de novas formas de aprendizado, que outrora se encontrava somente em um ambiente escolar.
E mediante a isto, os educadores estão diante do desafio de inserir as novas tecnologias ao currículo, sendo que o objetivo principal dessa integração, é a transformação no processo de ensino-aprendizagem, visando, assim, uma nova forma do professor ensinar e do aluno aprender.
Acredito que o uso das novas tecnologias quando agregadas aos projetos curriculares, contribuirão para uma transformação no aprendizado, não só educacional como comportamental. Para que isso ocorra, o educador deverá ter conhecimento e consciência do que irá ensinar e para quem ensinar.
A aprendizagem deve partir daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas às suas dúvidas, uma vez que, essas respostas poderão abranger diferentes séries e disciplinas, enriquecendo, assim, a grade curricular de conteúdos.
Após inúmeras leituras sobre o assunto, pode-se entender que o currículo é o conjunto de saberes produzido na escola.
Atualmente, com a explosão tecnológica em nosso cotidiano, é notório que o conceito de currículo esteja obsoleto, porque o aluno do século XXI está em busca de novas formas de aprendizado, que outrora se encontrava somente em um ambiente escolar.
E mediante a isto, os educadores estão diante do desafio de inserir as novas tecnologias ao currículo, sendo que o objetivo principal dessa integração, é a transformação no processo de ensino-aprendizagem, visando, assim, uma nova forma do professor ensinar e do aluno aprender.
Acredito que o uso das novas tecnologias quando agregadas aos projetos curriculares, contribuirão para uma transformação no aprendizado, não só educacional como comportamental. Para que isso ocorra, o educador deverá ter conhecimento e consciência do que irá ensinar e para quem ensinar.
A aprendizagem deve partir daquilo que o aluno já sabe, ou seja, das suas certezas provisórias em busca das respostas às suas dúvidas, uma vez que, essas respostas poderão abranger diferentes séries e disciplinas, enriquecendo, assim, a grade curricular de conteúdos.
ATIVIDADE 4.5
Atividade 4.5 – Plano de aula.
CHRISTMAS CARDS
(Projeto)
Autora: Valdiana Mendes de Andrade
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final.
Componentes Curriculares: Tema:
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Visual e Escrita
Geografia Diferenças socioculturais
Artes A arte através de um olhar digital
Dados da Aula
Objetivo Geral da Atividade:
Despertar nos alunos, de forma lúdica, o interesse pela Língua Inglesa através de atividades que os permitam exteriorizarem os seus sentimentos e conhecimentos prévios e proporcionar ao aluno a oportunidade de interagir com as mídias digitais e desenvolver suas habilidades lingüísticas e artísticas enriquecendo assim, o seu vocabulário em Língua Inglesa.
Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno a elaborar mensagens natalinas, utilizando os conhecimentos em Língua Materna.
• Possibilitar ao aluno, traduzir e corrigir as mensagens elaboradas para a Língua Inglesa.
• Incentivar a criatividade dos alunos para confeccionar e ilustrar os cartões através da arte.
• Possibilitar a interação de alunos com os familiares e/ou amigos no exterior, através de recursos da mídia.
• Estimular o senso crítico na apreciação do material a ser exposto para a comunidade escolar.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código lingüístico da Língua Portuguesa.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, imagens, som e computador.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Distribuir os alunos em duplas para a realização do projeto e explicar que em decorrência da proximidade das festas natalinas, eles confeccionarão um cartão retratando a magia do Natal e que este cartão será enviado a um parente ou a um amigo próximo que more no exterior.
2º Momento:
Iniciar as atividades, na aula de língua portuguesa, com a apresentação, no data show, da música “Amigos para sempre” e do texto “Quando fala a amizade”, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da amizade na vida do ser humano. E o natal, é o momento propício para que as pessoas resgatem esse sentimento tão nobre.
http://www.youtube.com/watch?v=kyzZ_TlnyHQ
http://www.stellamaris.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=151386
Depois, distribuir para cada grupo modelos de cartões para que sejam identificados o gênero trabalhado e as características básicas.
• Mensagem;
• Imagem;
• Etc.
3º Momento:
O professor de geografia deverá fazer uma pesquisa entre os alunos para detectar para quais países eles enviarão os cartões e depois abordar as diferenças culturais, sociais, econômicas e físicas entre o Brasil e os outros países envolvidos no projeto.
4º Momento:
Após a leitura visual dos cartões, os grupos deverão iniciar a elaboração dos textos e a ilustração dos mesmos.
Nas aulas de português, os alunos registrarão no Word a mensagem que irão enviar, enquanto que nas aulas de Artes, eles deverão utilizar os recursos do Paint para ilustrar o trabalho ou copiar imagens natalinas da internet.
5º Momento:
Depois de digitado o texto em português, com o auxílio do professor de Inglês, eles deverão traduzi-lo para a língua inglesa; as mensagens deverão ser enviadas em inglês.
6º Momento:
Finalizar a confecção dos cartões no PowerPoint. E na véspera do Natal, enviá-los pela Internet, através do Orkut ou E-mail.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.
OBS.: O trabalho será realizado em duplas, para que os alunos se interajam; troquem ideias, mas o produto final é individual, cada um deverá confeccionar seu próprio Cartão de Natal.
CHRISTMAS CARDS
(Projeto)
Autora: Valdiana Mendes de Andrade
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final.
Componentes Curriculares: Tema:
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Visual e Escrita
Geografia Diferenças socioculturais
Artes A arte através de um olhar digital
Dados da Aula
Objetivo Geral da Atividade:
Despertar nos alunos, de forma lúdica, o interesse pela Língua Inglesa através de atividades que os permitam exteriorizarem os seus sentimentos e conhecimentos prévios e proporcionar ao aluno a oportunidade de interagir com as mídias digitais e desenvolver suas habilidades lingüísticas e artísticas enriquecendo assim, o seu vocabulário em Língua Inglesa.
Objetivos Específicos:
• Motivar o aluno a elaborar mensagens natalinas, utilizando os conhecimentos em Língua Materna.
• Possibilitar ao aluno, traduzir e corrigir as mensagens elaboradas para a Língua Inglesa.
• Incentivar a criatividade dos alunos para confeccionar e ilustrar os cartões através da arte.
• Possibilitar a interação de alunos com os familiares e/ou amigos no exterior, através de recursos da mídia.
• Estimular o senso crítico na apreciação do material a ser exposto para a comunidade escolar.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código lingüístico da Língua Portuguesa.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, imagens, som e computador.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Distribuir os alunos em duplas para a realização do projeto e explicar que em decorrência da proximidade das festas natalinas, eles confeccionarão um cartão retratando a magia do Natal e que este cartão será enviado a um parente ou a um amigo próximo que more no exterior.
2º Momento:
Iniciar as atividades, na aula de língua portuguesa, com a apresentação, no data show, da música “Amigos para sempre” e do texto “Quando fala a amizade”, com o objetivo de sensibilizar os alunos sobre a importância da amizade na vida do ser humano. E o natal, é o momento propício para que as pessoas resgatem esse sentimento tão nobre.
http://www.youtube.com/watch?v=kyzZ_TlnyHQ
http://www.stellamaris.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=151386
Depois, distribuir para cada grupo modelos de cartões para que sejam identificados o gênero trabalhado e as características básicas.
• Mensagem;
• Imagem;
• Etc.
3º Momento:
O professor de geografia deverá fazer uma pesquisa entre os alunos para detectar para quais países eles enviarão os cartões e depois abordar as diferenças culturais, sociais, econômicas e físicas entre o Brasil e os outros países envolvidos no projeto.
4º Momento:
Após a leitura visual dos cartões, os grupos deverão iniciar a elaboração dos textos e a ilustração dos mesmos.
Nas aulas de português, os alunos registrarão no Word a mensagem que irão enviar, enquanto que nas aulas de Artes, eles deverão utilizar os recursos do Paint para ilustrar o trabalho ou copiar imagens natalinas da internet.
5º Momento:
Depois de digitado o texto em português, com o auxílio do professor de Inglês, eles deverão traduzi-lo para a língua inglesa; as mensagens deverão ser enviadas em inglês.
6º Momento:
Finalizar a confecção dos cartões no PowerPoint. E na véspera do Natal, enviá-los pela Internet, através do Orkut ou E-mail.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.
OBS.: O trabalho será realizado em duplas, para que os alunos se interajam; troquem ideias, mas o produto final é individual, cada um deverá confeccionar seu próprio Cartão de Natal.
ATIVIDADE 3.9
MULHERES DE RAÇA
Dia Internacional da Mulher
(Projeto)
Autores: Valdiana M. Andrade e Amélia Borges de Jesus
Co-autor: Liramene R. Pinheiro
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final (9º ano).
Componentes Curriculares: Tema:
História Cidadania e Cultura Contemporânea
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Oral e Escrita
Artes Arte e Imagens
Dados da Aula
Objetivo das Atividades: Despertar nos alunos o interesse pela busca de novos conhecimentos, de novas formas de pesquisa e, principalmente, promover a interação entre o homem e os diversos tipos de linguagens, inclusive a digital.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código da leitura e escrita.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, vídeos, som e fotografias.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Na aula de História, sugerir aos alunos que se organizem em grupos de quatro elementos e façam uma pesquisa na internet sobre a origem do dia da mulher e também sobre a Lei Maria da Penha, no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
2º Momento:
Passar alguns vídeos que retratam a origem do “Dia Internacional da Mulher”:
http://www.youtube.com/watch?v=-BuOPiTH-0U&feature=related .
3º Momento:
Discutir e refletir sobre o que eles pesquisaram e assistiram. É importante salientar os seguintes aspectos durante a discussão:
• O papel da mulher no decorrer da história e sua emancipação tanto no âmbito social quanto econômico e político.
• Enumerar algumas conquistas feministas.
• Analisar a violência contra a mulher e suas consequências.
4ª Momento:
Pedir para que façam uma dissertação sobre o tema “Mulheres de raça”.
5º Momento:
Na aula de Língua Portuguesa, dar continuidade ao trabalho, utilizando um olhar poético:
• Iniciar falando sobre as mulheres, que se destacam na literatura, citar alguns nomes e depois sugerir aos alunos que pesquisem a biografia da poetisa goiana Cora Coralina, que apesar de todos os percalços que a vida lhe proporcionou, foi uma mulher que soube vencer todas as barreiras impostas pela sociedade, tornando-se um exemplo de mulher do século XX.
• Promover um sarau para os alunos recitarem alguns poemas de Cora Coralina.
• Produzir um poema, utilizando as seguintes palavras: incansável, amável, lutadora, protetora, prudente, consciente, impulsiva, intuitiva, fortaleza e beleza (Estas palavras podem ser substituídas por outras.). Os poemas deverão ser lidos no encerramento do projeto.
6º Momento:
Dando sequência às atividades, na aula de Língua Inglesa, trabalhar de forma interativa e lúdica a música Woman de John Lennon, com o objetivo de melhorar a pronúncia e ampliar o vocabulário em inglês.
1º- Entregar uma cópia da música “Woman” para cada aluno, sendo que as partes da canção deverão estar fora de ordem;
2º - O professor fará uma leitura oral do texto com os alunos;
3º - Depois, os alunos ouvirão a música mais ou menos três vezes, em seguida tentarão colocá-la na sequência correta, concluída a atividade, eles cantarão a música;
4º - Para finalizar, assistirão ao vídeo da música com a respectiva tradução, no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=KqsHc5ssOTY
Para concluir as atividades do projeto, em sala de aula, a professora de Artes deverá orientar e auxiliar os alunos na confecção de cartazes, tendo como metodologia, a técnica da colagem.
O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a criar sua própria arte, utilizando como material para o trabalho, fotografias de mulheres que representam as diferentes etnias ou segmentos sociais presentes em nosso país. Após a conclusão da atividade, os cartazes deverão ser expostos nas galerias da escola, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho de cada grupo.
Culminância do Projeto: Cada grupo ficará encarregado de convidar algumas profissionais e/ou personalidades femininas da cidade, para participarem do encerramento do projeto, que deverá ser realizado no dia 08 de março, dia internacional da mulher.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.
Dia Internacional da Mulher
(Projeto)
Autores: Valdiana M. Andrade e Amélia Borges de Jesus
Co-autor: Liramene R. Pinheiro
Unidade Escolar: Colégio Estadual José Feliciano Ferreira - Piracanjuba, Goiás.
Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final (9º ano).
Componentes Curriculares: Tema:
História Cidadania e Cultura Contemporânea
Língua Portuguesa Produção Textual
Língua Inglesa Linguagens: Oral e Escrita
Artes Arte e Imagens
Dados da Aula
Objetivo das Atividades: Despertar nos alunos o interesse pela busca de novos conhecimentos, de novas formas de pesquisa e, principalmente, promover a interação entre o homem e os diversos tipos de linguagens, inclusive a digital.
Duração das Atividades: Aproximadamente 06 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Domínio do código da leitura e escrita.
Recursos Utilizados: Aulas interativas, textos, vídeos, som e fotografias.
Estratégias da Aula:
1º Momento:
Na aula de História, sugerir aos alunos que se organizem em grupos de quatro elementos e façam uma pesquisa na internet sobre a origem do dia da mulher e também sobre a Lei Maria da Penha, no site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_Internacional_da_Mulher
2º Momento:
Passar alguns vídeos que retratam a origem do “Dia Internacional da Mulher”:
http://www.youtube.com/watch?v=-BuOPiTH-0U&feature=related .
3º Momento:
Discutir e refletir sobre o que eles pesquisaram e assistiram. É importante salientar os seguintes aspectos durante a discussão:
• O papel da mulher no decorrer da história e sua emancipação tanto no âmbito social quanto econômico e político.
• Enumerar algumas conquistas feministas.
• Analisar a violência contra a mulher e suas consequências.
4ª Momento:
Pedir para que façam uma dissertação sobre o tema “Mulheres de raça”.
5º Momento:
Na aula de Língua Portuguesa, dar continuidade ao trabalho, utilizando um olhar poético:
• Iniciar falando sobre as mulheres, que se destacam na literatura, citar alguns nomes e depois sugerir aos alunos que pesquisem a biografia da poetisa goiana Cora Coralina, que apesar de todos os percalços que a vida lhe proporcionou, foi uma mulher que soube vencer todas as barreiras impostas pela sociedade, tornando-se um exemplo de mulher do século XX.
• Promover um sarau para os alunos recitarem alguns poemas de Cora Coralina.
• Produzir um poema, utilizando as seguintes palavras: incansável, amável, lutadora, protetora, prudente, consciente, impulsiva, intuitiva, fortaleza e beleza (Estas palavras podem ser substituídas por outras.). Os poemas deverão ser lidos no encerramento do projeto.
6º Momento:
Dando sequência às atividades, na aula de Língua Inglesa, trabalhar de forma interativa e lúdica a música Woman de John Lennon, com o objetivo de melhorar a pronúncia e ampliar o vocabulário em inglês.
1º- Entregar uma cópia da música “Woman” para cada aluno, sendo que as partes da canção deverão estar fora de ordem;
2º - O professor fará uma leitura oral do texto com os alunos;
3º - Depois, os alunos ouvirão a música mais ou menos três vezes, em seguida tentarão colocá-la na sequência correta, concluída a atividade, eles cantarão a música;
4º - Para finalizar, assistirão ao vídeo da música com a respectiva tradução, no YouTube.
http://www.youtube.com/watch?v=KqsHc5ssOTY
Para concluir as atividades do projeto, em sala de aula, a professora de Artes deverá orientar e auxiliar os alunos na confecção de cartazes, tendo como metodologia, a técnica da colagem.
O objetivo desta atividade é incentivar os alunos a criar sua própria arte, utilizando como material para o trabalho, fotografias de mulheres que representam as diferentes etnias ou segmentos sociais presentes em nosso país. Após a conclusão da atividade, os cartazes deverão ser expostos nas galerias da escola, para que toda a comunidade escolar possa conhecer o trabalho de cada grupo.
Culminância do Projeto: Cada grupo ficará encarregado de convidar algumas profissionais e/ou personalidades femininas da cidade, para participarem do encerramento do projeto, que deverá ser realizado no dia 08 de março, dia internacional da mulher.
Avaliação: A avaliação será feita em todos os momentos das atividades propostas, sendo considerado a participação e o interesse dos alunos durante a realização e conclusão de cada etapa do trabalho.
ATIVIDADE 1
Atividade 1 – Quem sou eu?
Meu nome é Valdiana Andrade, moro na cidade de Piracanjuba, Goiás. Sou professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Trabalho no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira.
Sou uma pessoa organizada, dedicada e adoro novos desafios. E como profissional da educação sempre estou em busca de novos conhecimentos, por isso estou me aventurando nesta viagem “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”.
Espero aprender muito neste curso e tornar-me uma cidadã mais consciente e mais preparada ao lidar com as novas tecnologias em minha vida pessoal e profissional.
Meu nome é Valdiana Andrade, moro na cidade de Piracanjuba, Goiás. Sou professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Trabalho no Colégio Estadual José Feliciano Ferreira.
Sou uma pessoa organizada, dedicada e adoro novos desafios. E como profissional da educação sempre estou em busca de novos conhecimentos, por isso estou me aventurando nesta viagem “Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC”.
Espero aprender muito neste curso e tornar-me uma cidadã mais consciente e mais preparada ao lidar com as novas tecnologias em minha vida pessoal e profissional.
Assinar:
Postagens (Atom)